A Fundação

Nossa história começou na década de 1970, quando um grupo de voluntários do Hemorio - Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, formado por pequenos empresários da região, decidiu se unir e oficializar o projeto de apoio direto às atividades assistênciais do hospital. Nascia, então, a Sociedade de Amigos do Instituto de Hematologia, iniciativa que já no início de sua caminhada contou com a participação efetiva de empresas privadas e de pessoas físicas que ajudaram a escrever a nossa história e de muitos outros amigos atendidos pelo Hemorio.

Em pouco tempo o Instituto tornou-se referência em hematologia e hemoterapia em esfera nacional e internacional, o que resultou em significativo aumento na procura pelos serviços oferecidos. Com o crescimento no número de pacientes atendidos, percebemos que crescia em igual escala a necessidade de maior apoio da Sociedade de Amigos ao Instituto. Chegamos à conclusão da urgência de intensificar nossa atuação e crescer no tamanho das necessidades do Hemorio. Então, em 1989, foi criada a Fundarj.

Nessa jornada, reunimos muitos amigos, parceiros, voluntários por um bem maior: apoiar incondicionalmente o Hemorio e seus serviços, sempre pautados na transparência e na solidariedade.

E, com muito orgulho, a Fundação colhe bons frutos dessa política de trabalho como, por exemplo, o título de Entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, concedido pelo Ministério de Justiça em 1989, 1990 e 1998, obtendo a renovação do Certificado desde 2003 pelo Ministério da Justiça.

é claro que essa história não termina aqui. Seguimos em nossa jornada, sem esquecer de agradecer a todos os amigos que caminharam e caminham conosco em busca de dias melhores, sempre em favor da vida!

"Precisamos de muito pouca coisa: apenas uns dos outros."

Carlito Maia

Maria Esther Duarte Lope

Representante da Coordenação de Laboratórios do Hemorio
Sílvia Maia Farias Carvalho

Representante eleito, não médico, estatutário, no exercício de cargo de nível com mais de 10 anos no Hemorio
Marcia Pereira de Souza Gonçalves

Representante da Coodenação Geral de Sangue e Hemoderivados/Ministério da Saúde
Joice Aragão de Jesus

Representante da Secretaria de Estado e Saúde do RJ
Kátia Machado da Motta

Representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia
Izaías Laurentino do Nascimento

Missão

Apoiar o desenvolvimento do HEMORIO potencializando suas ações junto à sociedade.

Ser referência para organiza

ões de apoio a instituições públicas de saúde.

Transparência, Comprometimento, Profissionalismo, Credibilidade.

Rua Frei Caneca, 8
Sala 334 - Centro