aquário carioca

Aquário Carioca .JPG
Aquário Carioca 1.JPG
Aquário Carioca 2.JPG

É a sala quimioterapia pediátrica transformada em um cenário de fundo do mar, lúdico e acolhedor. O objetivo é minimizar o impacto do tratamento para crianças e adolescentes, familiares e profissionais de saúde, bem como promover empatia da criança com o espaço de tratamento.  Desde 2007, quando foi inaugurado o primeiro Aquário Carioca, houve uma grande transformação do ambiente de tratamento nos hospitais públicos do Rio de Janeiro.

Em 2013 já contavam com quatro serviços de oncologia pediátrica humanizados com o Aquário Carioca; uma enfermaria para adolescentes, Hospedaria Juvenil, e um tomógrafo transformado num grande Submarino Carioca. O Instituto Desiderata contribuiu para esta transformação trazendo parceiros que compartilharam de seu compromisso em contribuir para políticas públicas que garantem diagnóstico precoce e excelência no tratamento.

O Aquário Carioca Hemorio possui um espaço de 750m² com área exclusiva para pediatria, ala para adolescentes e, pela primeira vez, uma ala somente para adultos. Referência no tratamento de doenças do sangue para o Estado do Rio de Janeiro, inclusive leucemia, mais frequente tipo de câncer na infância, o Hemorio atende cerca de 2000 crianças e 1.100 adolescentes por ano no setor.

Objetivando a transformação de espaços de tratamento para crianças e adolescentes em ambientes lúdicos e acolhedores com foco na humanização, o Aquário Carioca é uma iniciativa que existe desde 2007, quando foi criado o primeiro espaço, no Hospital dos Servidores do Estado.  Através da parceria entre o Instituto Desiderata e o cenógrafo Gringo Cardia, o ambiente transformado no HEMORIO é o maior de todo o projeto, com espaço de 750m².  Inaugurado em 2013, é o quarto Aquário Carioca, com área pediátrica, agenda específica para adolescentes e uma ala exclusiva para adultos e atende, por ano, cerca de 2 mil crianças e 1.100 adolescentes.

Segundo pesquisa do Instituto Desiderata, os locais trouxeram benefícios substanciais aos pacientes.  De acordo com os resultados da pesquisa, 90% dos pacientes se sentiram mais incentivados a irem para o tratamento e 86% sentiram uma diminuição na sensação de dor e ansiedade durante o tratamento.

Precisamos arrecadar recursos para a reforma do Aquário Carioca. Alguns estofados precisam de reparo e a pintura também. Se você se interessou por este projeto, mande um e-mail para doacao@fundacaoprohemorio.org.br, aos cuidados da Assistente Social Jacqueline Souza.

Você pode ajudar sendo um voluntário do hospital ou doando recursos financeiros e/ou materiais para a realização das ações.